Esta rejeição ocorre quando for emitida uma NF-e ou NFC-e e o CNPJ do Emitente está inválido.
Os erros podem estar associados ao tamanho do CNPJ, que sempre possuirá 14 caracteres numéricos, dígito verificador ou digitação errada de algum número.
Exemplo
. Na emissão de uma NF-e com emitente CNPJ “01.234.567/8910-11”, o sistema ao gerar o documento pode suprimir o 0 (zero) à esquerda, e na Sefaz o CNPJ do emitente chega com o valor “1.234.567/8910-11”, inválido.
. Outra situação seria a inversão de números do CNPJ ou digitação incorreta, exemplo onde o CNPJ correto seria o valor “01.234.567/8910-11”, mas no documento enviado a Sefaz o CNPJ está com o valor “10.234.567/8910-11″.
Como resolver?
- Para o primeiro exemplo – Caso o CNPJ do Emitente inicie com o número 0 (zero) e for observado que este foi suprimido, entre em contato com o suporte do programa para verificar o problema.
- Para demais situações é necessário consultar o CNPJ no site da Receita Federal para confirmar se está correto com o digitado no programa. Clique aqui veja como Consultar CNPJ na Receita Federal.
- Confirme se o número está devidamente preenchido no Cadastro da Empresa:
4. Após realizar a alteração (Gravar), tente emitir a nota fiscal novamente;