CTEC

O que é Sintegra e para o que serve?

O que é?

O Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema central que concentra informações do contribuinte e as comunica para os fiscos estaduais, ou seja a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), e a Receita Federal. É a partir deste registro que as empresas podem emitir notas fiscais para seus clientes.

 

De acordo com o estabelecido pelo Convênio Confaz 57/95 e alterações posteriores, os contribuintes usuários de Processamento Eletrônico de Dados estão obrigados a fornecer às Administrações Tributárias dos Estados, arquivo magnético, validado, contendo os dados relativos à totalidade das operações (compra e venda, aquisições e prestações) internas e interestaduais que tenham praticado.

 

O que faz?

O Sintegra faz um controle informatizado das operações de entradas e saídas internas e interestaduais que são realizadas por contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

 

Como validar e enviar as informações?

Os arquivos devem ser validados com o Software Validador e entregues, por meio de Internet, usando o Software para Transmissão Eletrônica de Documentos (TED).

 


 

Como gerar o arquivo do Sintegra pelo Omnium?

Acesse o Omnium e clique em “Arquivos” e depois em “Sintegra”.

 

 

Informe os parâmetros desejados.

 

Clique em gerar.

 

Verifique os erros enquanto é gerado o arquivo.

 

Após gerado o arquivo, selecione o local onde deseja salvar.

 

Após gerado e salvo, você pode realizar a validação do arquivo do Sintegra com o Validador Sintegra e enviar para sua contabilidade.