O que é?
O Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema central que concentra informações do contribuinte e as comunica para os fiscos estaduais, ou seja a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), e a Receita Federal. É a partir deste registro que as empresas podem emitir notas fiscais para seus clientes.
De acordo com o estabelecido pelo Convênio Confaz 57/95 e alterações posteriores, os contribuintes usuários de Processamento Eletrônico de Dados estão obrigados a fornecer às Administrações Tributárias dos Estados, arquivo magnético, validado, contendo os dados relativos à totalidade das operações (compra e venda, aquisições e prestações) internas e interestaduais que tenham praticado.
O que faz?
O Sintegra faz um controle informatizado das operações de entradas e saídas internas e interestaduais que são realizadas por contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Como validar e enviar as informações?
Os arquivos devem ser validados com o Software Validador e entregues, por meio de Internet, usando o Software para Transmissão Eletrônica de Documentos (TED).
Como gerar o arquivo do Sintegra pelo Omnium?
Acesse o Omnium e clique em “Arquivos” e depois em “Sintegra”.
Informe os parâmetros desejados.
Clique em gerar.
Verifique os erros enquanto é gerado o arquivo.
Após gerado o arquivo, selecione o local onde deseja salvar.
Após gerado e salvo, você pode realizar a validação do arquivo do Sintegra com o Validador Sintegra e enviar para sua contabilidade.