CTEC

Compartilhamento de Pastas na Rede: O que é e como realizar

 

O compartilhamento de arquivos é algo que tem sido utilizado com mais frequência e principalmente em ambiente corporativo em que se usam dois computadores ou mais.

Mas o que seria o compartilhamento de arquivos?

De maneira simples e descomplicada, o compartilhamento de pastas é o ato de disponibilizar os arquivos através de rede interna ou da internet para que outros usuários possam visualizar, editar e salvar alterações. O objetivo é trazer agilidade para o trabalho em um ambiente onde se utilizam vários computadores e reduzir o uso dos meios de compartilhamento removíveis como CD, DVD, Pen Drives.

Para que o compartilhamento de pastas funcione, o computador precisa estar configurado para ser descoberto e descobrir outros computadores na rede. Para isso siga os passos a seguir:

No seu computador vá em Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Configurações de Compartilhamento Avançadas > Descoberta de Rede (Ativar Descoberta).

 

Definindo espaço no sistema

Quando existe a necessidade de armazenar vários documentos/arquivos é importante pensar na forma em que essas informações serão salvas.

Antes de definir como e onde será realizado o armazenamento de arquivos, pense:

  • Quais pastas e informações serão compartilhadas?
  • Qual número de usuários precisam possuir acesso?
  • Qual capacidade necessária para armazenamento?

Respondidas as perguntas e ciente do espaço necessário para o armazenamento atual e futuro, veja algumas opções:

SERVIDOR DE ARQUIVOS: A melhor forma de manter o controle sobre compartilhamento de dados é através de um servidor de arquivos, que se trata de um equipamento destinado para armazenar e administrar arquivos como planilhas, documentos e demais através de uma rede.

SERVIÇO DE HOSPEDAGEM: Outra opção para armazenamento dos dados é utilizar serviço de hospedagem de site. A hospedagem de site se trata de um servidor privado que ficará responsável pelo armazenamento e disponibilização do mesmo na internet, nele os arquivos ficam disponíveis e são compartilhados entre diversos usuários ao mesmo tempo através de acesso com usuário e senha.

 

FONTE: Microsoft Dominando Redes