CTEC

Afinal, o que é exatamente um XML?

 

Qual a diferença entre esse arquivo e a nota fiscal eletrônica? E onde entra o DANFE nessa história?

 

O XML da NF-e é um dos documentos fiscais mais importantes para os negócios, mas ainda é um mistério para muitos empreendedores.

Afinal, o que é exatamente um XML? Qual a diferença entre esse arquivo e a nota fiscal eletrônica? E onde entra o DANFE nessa história?

Diante de tantas dúvidas, reunimos todas as respostas que você procura em um guia completo sobre o XML da NF-e.

XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada para facilitar o compartilhamento de informações entre programas de computadores.

Os arquivos com a extensão “.xml” dos documentos fiscais seguem o padrão da Secretaria da Fazenda, o que possibilita aos programas gerencias a importação de dados.

As principais características de todos os documentos fiscais são: o arquivo gerado na linguagem de marcação XML e a impressão do seu documento auxiliar, que é o documento impresso.

Podemos citar como exemplo a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que é um dos documentos mais populares.

Quando você cria uma NF-e, independente do programa utilizado, automaticamente é gerado um arquivo XML com todos os dados do emitente, destinatário, faturas, transporte, produtos (itens), impostos, dentre outros, que serão enviados para o Web Service da Sefaz para que ele os valide e autorize a emissão da nota. A imagem abaixo é um exemplo de XML de uma nota fiscal:

 

 

Quando você imprime essa nota (abre na tela do computador), o documento impresso é chamado de DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica).

 

 

Tanto o XML quanto o DANFE, de todos os documentos fiscais podem ser enviados por e-mail para que o destinatário consiga fazer a importação dos dados no sistema gerencial utilizado por ele. No nosso sistema, é possível configurar para o envio ser feito automaticamente após a emissão da nota (autorização da Sefaz).

 

É possível importar XML das notas fiscais emitidas para o meu CNPJ ?

Sim. Tanto na tela de entradas como na de saídas (notas emitidas que não estão no sistema) é possível fazer a importação de XML.

 

Quer configurar o envio automático de NF-e? Ou está com dúvida de como importar arquivos XML? Entre contato com o nosso Suporte Técnico!