A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP) anunciou que, a partir de 2026, será aceito apenas a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eltrônica). Dessa forma, ocorrerá a descontinuidade do uso do CF-e-SAT (Cupom Fiscal Eletrônico – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais) no setor de varejo. A ideia visa simplificar o processo de emissão de documentos fiscais, direcionando o mercado para o uso da NFC-e, onde é algo que já vem sendo exigida para grande parte dos estabelecimentos.
O Que é o CF-e-SAT?
O CF-e-SAT é um modelo de cupom fiscal eletrônico utilizado exclusivamente no estado de São Paulo. e possui em seu processo uma transmissão automática das vendas para a sefaz e de forma que somplifique a fiscalização tributária a fim de obter maior controle e transparência nas transações comerciais.
A principal vantagem do CF-e-SAT é a sua praticidade. Vendeu, logo a venda será transmitida para o fisco e facilita o processo de cumprimento das obrigações fiscais.
O Que Mudou?
A partir de agora, a Sefaz-SP anunciou que o CF-e-SAT será CANCELADO no varejo. Essa mudança visa alinhar um processo de modernização e simplificação do sistema de emissão de documentos fiscais no estado de SP.
O Que a NFC-e Oferece de Diferente?
A NFC-e traz diversas vantagens em relação ao CF-e-SAT, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Algumas das principais vantagens são:
- Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas: A NFC-e permite que as notas fiscais sejam enviadas diretamente ao fisco, sem necessidade de armazenamento local.
- Integração com o Sistema de Gestão Empresarial: A NFC-e oferece maior facilidade de integração com sistemas de ERP, igual ao NOTA LIVRE, o que melhora a eficiência operacional, o controle fiscal, controle financeiro, de estoque dentre outros.
- Simplificação do Processo de Cancelamento: A NFC-e tem um processo de cancelamento mais ágil e simplificado em comparaç.
- Aumento da Segurança e Transparência: Como as notas fiscais são enviadas em tempo real para o fisco, a NFC-e oferece maior segurança no controle tributário e combate à sonegação fiscal.
Como se Preparar para a Mudança?
Para se adaptar a essa transição, os comerciantes devem seguir alguns passos fundamentais:
- Adquirir ou Atualizar o Sistema de Gestão: O sistema nota livre é um sistema de gestão empresarial compatível com a NFC-e e que também possui outras finalidades.
- Substituir Equipamentos SAT: Se sua empresa ainda usa o CF-e-SAT, é necessário substituir os equipamentos compatíveis com a NFC-e.
- Realizar Treinamentos: Invista no treinamento de sua equipe para que todos possam operar o novo sistema de forma eficiente. Todos os treinamentos do nota livre são online e gratuitos.
- Ficar Atento aos Prazos: Foi divulgado os prazos para a implementação da NFC-e. Atente-se com as datas para não correr o risco de ficar irregular perante ao fisco.
Tal mudança objetiva modernizar e unificar os processos fiscais, além de alinhar o setor varejista às novas exigências tecnológicas e à evolução dos sistemas de gestão tributária. A SEFAZ-SP enfatizou que o CF-e-SAT, que até então era utilizado por muitos comerciantes para a emissão de cupons fiscais no momento da venda, será substituído pela NFC-e de forma gradual e também disponibilizou orientações planejadas para facilitar essa transição.
Fonte:
Sefaz
Autores