CTEC

Rejeição por Duplicidade: Tudo que você precisa saber

Rejeição por Duplicidade: Tudo que você precisa saber.

A rejeição por Duplicidade é um assunto que gera muita dúvida.
Na maioria das vezes, o contribuinte não sabe o que ocorreu ou como resolver.

Preparamos esse blog para que você fique por dentro desse assunto e veja o novo recurso disponível no Nota Livre que irá acabar com essa preocupação!

Continue a leitura.

O que é NF-e?

A Nota fiscal eletrônica, é o documento responsável por operações de vendas, devolução, trocas e transferência de mercadorias, exportações etc. Em outras palavras, é a versão eletrônica das antigas notas fiscais impressas modelos 1 e 1A, que tinham os mesmos objetivos.

 

O que é NFC-e?

 

A NFC-e  (Nota fiscal de consumidor eletrônica) acobertar as vendas ao consumidor final, substituindo, como já dissemos, o antigo cupom fiscal e também a Nota Fiscal do Consumidor Modelo 2.

Como é emitida a NF-e e NFC-e?

O processo de emissão da NF-e e NFC-e são semelhantes, ambos são documentos fiscais eletrônicos, que são transmitidos de sua empresa para a SEFAZ de forma online.

Por se tratar de um processo online, é necessário possuir o Certificado Digital para autenticar a assinatura do documento, que será transmitido ao servidor da SEFAZ e passará por validações.

 

Para saber mais sobre a diferença entre esses modelos e como funciona a emissão, clique aqui!

O que é Rejeição por Duplicidade?

O processo de emissão da NF-e é parametrizado pela SEFAZ e Receita Federal, com intuito de reduzir erros e divergências nos dados transmitidos.

Isso significa que toda vez que uma nota fiscal for emitida com alguma incoerência ou faltar dados, será apresentada rejeição e a nota poderá ser corrigida na mesma hora. Clique aqui e saiba mais sobre Nota Fiscal Rejeitada.

 

 

A rejeição por duplicidade pode ocorrer por alguns motivos, podendo ser: erro na numeração utilizada, falha na conexão, processamento ou erro de servidor SEFAZ.

 

Os tipos de duplicidades são:

Rejeição 204 – Duplicidade de NFe : acontece quando uma NF-e é emitida com o mesmo número ou Chave de acesso de uma NF-e já autorizada. 

 

Rejeição 539 – Duplicidade de NFe com diferença na Chave de Acesso: ocorre quando for emitida uma nota fiscal e na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) já existe outra NF-e autorizada com o CNPJ Emitente, Modelo, Série e Número iguais, porém com Data de Emissão, Tipo de Emissão ou Código Numérico ou outras posições da Chave de Acesso diferentes.

Como resolver a Rejeição por Duplicidade?

Por se tratar de um erro comum no dia a dia do comerciante, principalmente devido as devidas instabilidades da SEFAZ, nós do sistema Nota Livre sempre pensando na melhoria constante do programa, desenvolvemos a correção automática para essas Rejeições.

A partir da versão 03/11/21 (versão 412111030) o sistema fará a correção automática das rejeições por duplicidade (204 e 539)

Clique aqui e veja como procurar por atualização da versão.

 


Veja abaixo o passo a passo das correções:

 

Rejeição 204 – Duplicidade de NFe: para verificar o passo a passo da correção, clique aqui.

 

 

Rejeição 539 – Duplicidade de NFe com diferença na Chave de Acesso: para verificar o passo a passo da correção, clique aqui.

 

Com o Nota Livre Premium + NFCe é possivel emitir tanto a NFe, quanto NFCe.
O sistema garante praticidade no seu dia a dia, como resultado você ganha mais tempo para administrar seu negócio.