QR CODE é o código utilizado para armazenamento de URL, endereços, telefones e outros. Tal facilidade também é utilizada na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica – NFC-e e deverá existir no DANFE NFC-e para emissões normais ou em contingência, seja impresso ou virtual.
Clique aqui e acompanhe o conteúdo detalhado sobre NFC-e.

A finalidade do QR CODE é facilitar o método de consulta dos dados do documento fiscal eletrônico, utilizando leitores instalados em smartphones, tablets e outros. Esse leitor de QR Code interpretará a imagem e fará a consulta da NFC-e da URL recuperada no Portal SEFAZ.
Na formação do QR Code o emitente deve incluir duas informações importantes que são:
O valor total da operação; dessa forma o emitente não consegue alterar o valor da venda após enviada para a SEFAZ.
O Token (ou Código de Segurança do Contribuinte); como a impressão em contingência offline não depende de nenhuma autorização da SEFAZ e também não possui assinatura digital, o Token permite à SEFAZ reconhecer o emitente daquele DANFE e também garante às empresas que terceiros não consigam falsificar DANFEs utilizando seus dados.
Consulta Pública da NFC-e:
O estado do contribuinte emitente deve disponibilizar o serviço de consulta pública da NFC-e, para que o consumidor verifique a validade e autenticidade da nota emitida.
Esta consulta poderá ser efetuada pelo consumidor através da digitação em página web dos 44 caracteres numéricos da chave de acesso impressos no DANFE NFC-e ou consulta via leitura do QR Code impresso ou disponibilizado em meio eletrônico, através de aplicativos gratuitos de leitura de QR Code.
O Nota Livre é um sistema que permite realizar emissão de NFC-e de forma simples e descomplicada. Não perca tempo, baixe agora mesmo e ganhe produtividade no seu dia a dia.

Fonte: http://www.sped.fazenda.mg.gov.br/spedmg/nfce/Perguntas-Frequentes/respostas_i/index.html